O Upgrade do Sistema Hidráulico do Pontoon foi realizado no canal de acesso ao estaleiro da Petromar em Ambriz.
O projeto de upgrade do sistema hidráulico do Pontoon começou em 2019 e comportou fases como Análise de Viabilidade, Projeto Conceitual, Projeto de Engenharia e a Construção e Montagem no primeiro trimestre do ano de 2023. A primeira etapa foi destinada ao estudo de Análise de Viabilidade, ponto que foi trabalhado de forma integrada com o cliente. O Projeto Conceitual, foi a segunda etapa e abarcou estudo dos materiais, levantamento das necessidades do cliente, definição dos sistemas, dimensionamentos dos guinchos, bomba, motor e demais elementos, assim como a elaboração do projeto com detalhamento dos sistemas.
A etapa três correspondeu a Engenharia dos sistemas onde abrangeu o design técnico, seleção dos componentes a utilizar, fabricantes, marcas e etc.
Nesta etapa foi feito um trabalho árduo integrado entre o fornecedor do material (Movicontrol) e o fabricante dos componentes (Sauer Danfoss e WEG), para este projeto foi utilizado um distribuidor da Sauer Danfoss modelo PVG 120 Proportional Valve da Serie por patentear DKMH.PK. 510.A5.02 520L0356.
Durante o primeiro trimestre do ano de 2023, a ICOS realizou a última etapa do upgrade do sistema hidráulico do pontoon de dragagem, que correspondeu a Construção e Montagem onde foram aplicados novos componentes como: HPU, Sistema de refrigeração óleo/água usando agua do mar, filtros de retorno e pressão com sensores de entupimento conectados ao controle principal e montagem das linhas do circuito hidráulico e a assemblagem de todos os componentes no local.
O nosso cliente já utilizava um sistema de dragagem para a limpeza de canais, porém, havia a necessidade de aumento da Segurança de Trabalho e eficiência do sistema. A segurança era um problema pois, o trabalho era realizado com as linhas de pressão exposta, ou seja, todo o circuito hidráulico passava dentro da cabine do Comandante, a uma pressão de trabalho de 200 Bar.
Já com relação a eficiência, havia um problema de consumo em potência consumida, aquecimento, bombas de caudal fixo, distribuidores antigos e pouca pressão dentro de sistema.
Com base nos problemas apresentados, elaborou-se um plano de trabalho integrado entre o Cliente, a ICOS (Departamento de Engenharia e hidráulica), o Fornecedor e o Fabricante. O projeto de Engenharia albergou desde a vertente sistemática, engenharia dos componentes, até as condições para obter os melhores rendimentos dentro do sistema. Deste jeito, projetou-se um Sistema novo que utiliza tecnologias mais avançada, a saber:
A ICOS definiu a proposta com a elaboração do escopo de trabalho, em que estava na base a disrupção do sistema existente por outro com melhor desempenho. Onde seria aproveitado o desempenho existente e incrementado novos componentes hidráulicos com a capacidade ajustada a necessidade do sistema. O desenho do cronograma do Trabalho, culminou com a montagem e teste do sistema. Abaixo, os materiais utilizados conformem a montagem:
As principais dificuldades encontradas durante o projeto, foram as negociações devido a mudança de paradigma que estava a ser proposta, por meio de uma tecnologia disruptiva. Já com relação a aplicação a maior dificuldade esteve em conseguir os materiais, devido aos prazos de entrega por tratar-se de materiais muito específicos e não normalizados.
Ao fim de projeto foi entregue ao cliente um novo sistema com capacidade de atingir mais de 300 Bar, potências e velocidades duplicadas. Em que é garantida a segurança do comandante por meio da concentração da pressão dentro do contentor fora da cabine. A capacidade foi aumentada com conversores de caudal variável, arrancadores automáticos que possibilitam ao cliente gerir a potência e a eficiência, para pressões muito mais elevadas com a mesma potência dos guinchos. Assim como, a entrega de toda a documentação técnica desde Relatório do comissionamento do sistema hidráulico, diagramas e respetivas listas de peças hidráulicas e elétrica e o Manual de operações com instruções de manutenção.
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